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COSAS PROHIDAS 

SÉRIE DIARIO DE UNA DESAPARICIÓN

2017-2018 

CONJUROS 

RÉQUIEN PARA MIMHAS IRMÃS

LINK PARA TRABALHOS:

https://www.daliarosenthal.com/copia-news-1

DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA E SONORA

DIMENSÕES VARIÁVEIS

IMAGENS DE REGISTRO DO ENTERRAMENTO E DESENTERRAMENTO DOS TRABALHOS E REGISTROS EXPOSTOS NO MUSEO BOLIVARIANO DE ARTE CONTEMPORANEAISTA GERAL SALA DÁLIA ROSENTHAL

PAPEL DE SEDA, HIERBAS, ACEITES, TIERRA Y MATERIALES DIVERSOS  

 

O uso das ervas está presente em tradições femininas que se manifestam nos diferentes espaços do nosso continente. De uso milenar pelas sociedades originárias, durante o período colonial, as práticas das ervas foram caracterizadas como sujas ou demoníacas. Um procedimento que mascarava um projeto de colonização no qual o patriarcado e o domínio do estado deveriam imperar como ordem soberana e eram fundamentais para o controle da população e a dominação do feminino e da terra. Muitas mulheres foram vítimas desta lógica perversa. Expostas, violentadas e mortas por desenvolverem tais práticas, a cultura do preconceito sobre as curandeiras e suas ervas ainda é presente assim como as heranças deixadas pelo tempo. 

Na série DIARIO DE UNA DESAPARICIÓN criada para a Exposição COSAS PROHIBIDAS, diferentes ervas e demais elementos materiais - vistos como medicinais para as culturas tradicionais -  como sebo de carneiro, gorduras, iodo, violeta genciana, azeites e mel,  foram prensados sobre papéis e enterrados na região de Bonda, localizada na periferia da cidade de Santa Marta, no caribe colombiano e onde se encontra uma das igrejas mais antigas da América Latina. Meses depois e alguns días antes da montagem da exposição, o trabalho foi desenterrado. Os fragmentos encontrados foram expostos na sala do museu.O gesto simbólico de enterrar e desenterrar remete aos movimentos de repressão e desligamento destas atividades originárias e esencialmente femininas. 

Outros trabalhos com eravs frescas foram integrados ao conjunto durante a mostra. Prensados sobre vidros, os trabalhos foram desparecendo, secando e escorrendo pelas paredes durante o periodo da exposição. Por fim, o documento sonoro intitulado RÉQUIEM PARA MINHAS IRMÃS traz um gravações com vozes de mulheres rezadeiras entoando seus conjuros de cura.

COSAS PROHIBIDAS

PROHIBITED THINGS

DAILY SERIES OF A DISAPPEARANCE

2017-2018

CONJUROS

REQUIEN FOR MIMHAS SISTERS

LINK FOR WORKS:

https://www.daliarosenthal.com/copia-news-1

PHOTOGRAPHIC AND SOUND DOCUMENTATION

VARIABLE DIMENSIONS

REGISTRATION IMAGES OF THE ENTERPRISE AND DESENTERRAMENTO OF THE WORKS AND REGISTERS EXPOSED IN THE MUSEUM OF CONTEMPORARY ART BOLIVARIANA ISTA GENERAL ROOM DÁLIA ROSENTHAL

SILK PAPER, HERBS, OILS, EARTH AND MISCELLANEOUS MATERIALS

 

 

The use of herbs is present in feminine traditions that manifest in the different spaces of our continent. Of millenarian use by the original societies, during the colonial period, the practices of the herbs were characterized as dirty or demonic. A procedure that masked a colonization project in which patriarchy and state dominance should rule as a sovereign order and were fundamental to population control and domination of the feminine and the earth. Many women have fallen victim to this perverse logic. Exposed, raped and killed for developing such practices, the culture of prejudice over the healers and herbs is still present as well as the legacies left by time.

 

In the DIARIO DE UNA DESAPARICIÓN series created for the exhibition COSAS PROHIBIDAS, different herbs and other material elements - seen as medicinal for traditional cultures - such as lamb tallow, fats, iodine, gentian violet, olive oil and honey were pressed on paper and buried in the region of Bonda, located on the outskirts of Santa Marta, in the Colombian Caribbean and home to one of the oldest churches in Latin America. Months later and a few days before the exhibition was set up, the work was unearthed. The fragments found were displayed in the museum room. The symbolic gesture of burying and digging up refers to the movements of repression and detachment from these original and essentially feminine activities.

Other works with fresh herbs were integrated into the set during the show. Pressed on glass, the work disappeared, dried and run down the walls during the exhibition period. Lastly, the sound document titled REQUIEN PARA MINHAS IRMÃS  brings a recordings with the voices of women prayers chanting their healing spells.

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