IZIDORO - MARIA ANTÔNIA DOS SANTOS
00:00 / 10:24
IZIDORO - MARIA ANTÔNIA DOS SANTOSArtist Name
00:00 / 10:24

IZIDORO, 2021

Como parte do projeto TEMPO PARA IROKO, IZIDORO é formado por um conjunto de fotografias, textos e um áudio pela voz de Maria Antônia dos Santos, a Piabinha. Liderança da comunidade Quilombola Poço Dantas na cidade de Inajá, Pernambuco.

O áudio foi criado a partir de uma entrevista realizada pela artista e na qual Piabinha revela fragmentos da história desta comunidade integrada à lembranças de seu avô José Izidoro de Brito, um dos fundadores de Poço Dantas.  

O relato de Maria Antônia é acompanhado por imagens e textos que originalmente foram utilizadas no RELATÓRIO DE IDENTIFICAÇÃO DAS COMUNIDADES DE POÇO DANTAS E ENJEITADO escrito pela pesquisadora Maria do Carmo Souto Maior e que tinha por finalidade atuar como um  "apanhado histórico das comunidades pesquisadas, visando seu reconhecimento étnico como remanescente de quilombolas.A pesquisa foi realizada no período de 07 de julho de 2013 a 02 de agosto do mesmo ano, nessas comunidades localizadas na cidade de Inajá e na Igreja de São Félix de Cantalice, na cidade de Buíque, ambas localizadas no agreste pernambucano". Uma escuta na qual "procuramos identificar as famílias que as fundaram, em que período iniciaram as comunidades, suas origens, seus modos de subsistência, sua religiosidade e suas manifestações culturais".